quarta-feira, 23 de junho de 2010

Elaboração de projetos

Elaboração de Projetos




Na aula anterior vimos que o trabalho por projetos começa a se evidenciar nas décadas 80 e 90 com as contribuições dos teóricos Piaget, Vigostky e Hernandez com a proposta de construção do conhecimento a partir da experiência e curiosidade dos alunos com uma situação problema vivenciada, tendo a escola a função social de sistematização do conhecimento.




A discussão que envolve a implementação de projeto na escola, segundo Hernandéz não deve ser vista como opção metodológica, mas como uma maneira de repensar o processo de aprendizagem.


Essa observação que Hernandéz faz é importante aqui pontuar na discussão de hoje com a reflexão de Beth Almeida sobre a idéia equivocada de entender projeto como apenas canalizador interdisciplinar,deixando de lado as especificidades de cada disciplina:






“(...)o projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-se verticalmente em sua própria identidade,ao mesmo tempo, que estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unicidade do conhecimento em construção” ( ALMEIDA , 2001, pp.58).








Sugerimos que você aprofunde suas idéias com as leituras propostas do curso.




  • Texto 1 Ensinar e aprender com o computador: a articulação inter-trans-disciplinar da professora Elizabeth B de Almeida, clique aqui .

  • Texto 2 Projeto: uma nova cultura de aprendizagem da professora Elizabeth Biaconcini de Almeida, clique aqui


Atividade- 1.4 – Banco de Projetos





Vamos trabalhar com as boas práticas com projetos usando as tecnologias? A ideia nessa atividade é a de construir coletivamente um banco de projetos, por meio de relato de experiências sobre o desenvolvimento de projetos nas quais vocês tenham participado ou sabem que foram realizadas no contexto da escola ou mais especificamente no trabalho de sala de aula. Para identificar as boas práticas com projetos, perguntem aos seus colegas, aos alunos e funcionários da escola quais eles indicam como boas práticas. Se for possível, envolvam a comunidade para que seus membros ajudem a reconhecê-las. Afinal, esse levantamento poderá ajudá-los a propor novos projetos que sejam motivadores para a comunidade escolar.





Orientações:




1.Elaborar um documento no editor de texto, conforme roteiro, com o relato de uma experiência desenvolvida ou conhecida.




2. Salvar o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ14seu nome.



3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Banco de Projetos”.



4. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer seus projetos.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Aprender e ensinar no trabalho com projeto

Elaboração de Projetos

Propomos que você faça uma leitura dinâmica, inicialmente, do módulo Eixo1 da página 8 a 15 para fazer a atividade a seguir


Atividade-1.3 – Projeto e suas características


Reflita sobre as questões abaixo e debata com os colegas argumentando suas ideias considerando as leituras feitas e suas experiências;Todo projeto é interdisciplinar?É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?

Orientações:

1. Ler a entrevista intitulada


feita com a Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida disponível na Revista TVEscola.
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Projeto e suas características”
3. Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.