terça-feira, 11 de maio de 2010

Eixo 1 - Projeto - 2º dia


Eixo 1 - Aula 1

Contextualização do tema:

Neste primeiro eixo do curso Elaboração de Projetos vamos estudar o conceito de projeto, fazendo um resgate histórico para conhecer suas características metodológicas e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem, principalmente quando se integra o uso das tecnologias e mídias.

Como fazer?

Começaremos pela navegação no Eixo 1 (Projeto). Após a leitura dos objetos do eixo, iniciaremos na página 1 e 2 a fundamentação teórica do conceito de projeto. Aproveite para ler o texto do Professor Nilson José Machado sobre “Projeto de Vida”. Texto disponível em: versão on-line ou local.


  1. Sintetize em uma frase a leitura realizada e registre na ferramenta "comentários" deste blog .
Realize as próximas atividade seguindo as orientações da atividade 1.1página3.

17 comentários:

  1. Um projeto consiste na incessante busca do homem por respostas para suas inquietações a respeito do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Desenvolver projetos é pensar na melhoria das diversas atividades humanas, mostrando caminhos, fazendo com que essa melhoria seja verdadeiramente possível.

    ResponderExcluir
  3. O projeto educacional, assim como o projeto de vida, precisam de objetivos e metas que dêem sentido a sua elaboração.
    Maria do Rosário Araújo

    ResponderExcluir
  4. A aula de hoje nos possibilitou esclarecermos alguns questionamentos sobre o que é um projeto e como podemos desenvolve-lo de maneira satisfatória. Tivemos a oportunidade de lermos um texto de Nilson José Machado que é professor titular da Faculdade de Educação da USP no qual descreve de maneira simples e objetiva aspectos relevantes sobre projeto.
    Hágla Kelys

    ResponderExcluir
  5. Um projeto consiste na incessante busca do homem por respostas para suas inquietações a respeito do mundo.

    Luciana Gonçalves

    ResponderExcluir
  6. A realização de ideais passa por uma trajetória de vida bem projetada, é preciso saber quais os objetivos que você quer alcançar na vida para garantir um futuro coerente com seus ideais, com suas metas.

    ResponderExcluir
  7. Jaqueline:Estou adorando o curso, pois ele me oportunizor novos conhecimentos sobre projetos.Criando e recriando caminhos que levam todos a trabalhar coletivamente,respeitando suas peculiaridades dentro do grupo.

    ResponderExcluir
  8. A leitura e o debate realizados abriram novos horizontes acerca da concepção de projetos,alem de levar-nos a reflexão sobre suas caracteristicas e a relação estabelecida com nosso cotidiano. Projetos fazem pare do nosso cotidiano, pois estamos sempre em buscar de atingir metas e superar desafios, esse é o motor da vida, o que nos impulsiona a um passso a frente.

    Lucélia.

    ResponderExcluir
  9. É importante definir objetivo e metas, mas a escola não pode perder o seu foco: Educar para transformar.
    Ivaldí de Morais

    ResponderExcluir
  10. COM AS REFLEXÕES DO TEXTO, PROJETO DE VIDA DE MACHADO,EU APRENDI QUE NA VIDA HÁ SEMPRE A EDIFICAÇÃO DE VÁRIOS PROJETOS. E A INCURSÃO DESSES CONSTITUEM NOSSOS PROJETOS DE VIDA.
    ANA LÚCIA GOMES

    ResponderExcluir
  11. DEIJA: O CURSO NOS AJUDA A COLOCAR EM PRATICA, NOSSO CONCEITO DE CIDADANIA,A META PESSOAL DE VIDA DE CADA UM, ESTA LIGADA A META COLETIVA, OU SEJA, PARA QUE ATINJAMOS O RESULTADO ESPERADO, PERCORREMOS CAMINHOS QUE SE ENTRELAÇAM AO DE OUTRAS PESSOAS.

    ResponderExcluir
  12. A verdadeira essência do projeto consiste na incerteza de sua realização, pois este sempre está ligado a dúvida e a pesquisa.

    Fátima Florencio

    ResponderExcluir
  13. O projeto é o meio pelo qual se pensa, se organiza e se definem estratégias para busca de realizações futuras. Ele possibilita refletir e redefinir as ações durante o processo no intuito de contribuir para concretização dos objetivos traçados.

    ResponderExcluir
  14. Projeto é o resultado obtido ao se “projetar” no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: quais são os objetivos, que meios serão utilizados para atingi-los, quais recursos serão necessários, onde serão obtidos e como serão avaliados os resultados.
    A organização do projeto em um documento nos auxilia a sistematizar o trabalho em etapas a serem cumpridas, compartilhar a imagem do que se quer alcançar, identificar as principais deficiências, a superar e apontar possíveis falhas durante a execução das atividades previstas.

    ResponderExcluir
  15. Ensinar por projetos requer uma definição de mundo e de mudanças de postura pedagógica, tendo como objetivo aproximar a escola da realidade do aluno.

    Adriana

    ResponderExcluir
  16. Trabalhar por projeto em sala de aula encaminha o aprendiz para uma metodologia de ensino mais significativa para ele, tendo em vista que professores e alunos têm que se organizarem e planejarem as etapas da busca de conhecimentos. Essa busca faz com que o aprendiz seja instigado a aprender sabendo o que está fazendo e qual a finalidade dessa aprendizagem. Para o professor mais uma forma de planejar o que realmente interessa ao aluno, em comunhão com a proposta curricular da escola e das diretrizes de ensino.

    ResponderExcluir
  17. Devemos traçar metas, ter objetivos, isto é planejar para obter sucesso.fazendo alguns ajuste, quando for necessário.
    Juliana

    ResponderExcluir