domingo, 18 de julho de 2010

Aula 2 - Elaboração de Projeto - Eixo2



“O currículo é um elemento central na definição daquilo que nós somos, daquilo que seremos futuramente. É nesse sentido que o currículo é, sem dúvida, crucial nesta definição das identidades dos nossos alunos. E isso nos obriga a constantemente refletir sobre: que identidades estaríamos formando na escola e que identidade nós desejaríamos, então, formar nesse mundo em que estamos vivendo?”
(MOREIRA, 2008)

Para refleti sobre a citação acima acesse o módulo conteúdo e leia a entrevista de Antonio Flávio Moreira.


Refleti também: qual currículo é praticado hoje? Leia a página 16 a 17 do módulo e realize a atividade 2.4

Atividade 2.4 – Análise do Projeto na ação

Agora que analisamos a concepção de currículo como um processo de construção social, resultante de escolhas que consideram “o que” deve ser aprendido, o “como” ensinar para favorecer a aprendizagem, e principalmente “por que” ensinar certos conhecimentos e não outros, é importante analisar o projeto PITEC em desenvolvimento no contexto da prática pedagógica, em busca de identificar as construções curriculares.

Para tanto, recomendamos retomar a proposta do PITEC elaborada no Eixo 1 deste curso e interrogar o andamento do projeto em relação aos seguintes aspectos: tema, disciplinas envolvidas, objetivos, ações realizadas, atitudes e valores vivenciados, resultados alcançados.Orientações:

1. Analise e registre em texto os aspectos indicados conforme orientação em análise do projeto na ação;
2.
Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-2_4Analise_Projeto_seunome;
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Análise do Projeto”.


Atividade 2.5 - Navegue no módulo conteúdo da página 19 a 23 e reflita sobre as questões abaixo:

Diante dessas indagações sobre o currículo, cabe a nós educadores refletir sobre:

  • Como podemos enfrentar os desafios que levem à concretização do projeto de escola democrática?

  • Que respostas nos permitem ir além da visão de currículo como conteúdos prontos a serem passados aos alunos?

Como podemos trabalhar com a flexibilização da organização curricular tornando-a adequada para a trajetória de uma sociedade complexa e em contínuo processo de mudança?
Quais as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos?
Como se desenvolve o currículo por meio de projetos?



1.Refletir sobre a questão colocada
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Cultura Digital e Currículo”.
3.Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

Atividade 2.5 – Podcast com Léa Fagundes A professora Léa Fagundes desafia a reflexão colocando a seguinte questão:
Você, educador, está pronto para a cultura digital?
Ouça as palavras da professora Léa, que levanta esta questão e enfatiza a prioridade desta postura em relação à integração das tecnologias ao currículo.

Siga as orientações:


Atividade 2.6 - Reflexão sobre aprendizagem
- Página 25 a 28
Paulo Freire, em Pedagogia da Esperança (2006), deixou uma mensagem essencial para os educadores(as) transformadores:


É preciso que o educador(a) saiba que o seu “aqui” e o seu “agora” são quase sempre o “lá” do educando. Mesmo que o sonho do educador seja não somente tornar o seu “aqui-agora” com ele, ou compreender, feliz, que o educando ultrapasse o seu “aqui”, para que este sonho se realize tem que partir do “aqui” do educando e não do seu. No mínimo, tem que levar em consideração a existência do “aqui” do educando e respeitá-lo. No fundo, ninguém chega lá partindo de lá, mas de um certo aqui. Isto significa,em última análise, que não é possível ao(a) educador(a) desconhecer, subestimar ou negar os “saberes de experiências feitos” com que os educandos chegam à escola.


Encaminhamento da Atividade 2.6 - Reflexão sobre a aprendizagem

O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo?

A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo.

Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.


Siga as orientações:

1.Acessar o item Diário de Bordo;

2.Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário