quinta-feira, 1 de julho de 2010

Projeto e Tecnologia

Caro aluno, nesta etapa você irá refletir sobre o uso do computador como norteador no trabalho com projeto baseado nos princípios construcionista.

Sugiro que escute as idéias sobre o construcionimo no podcast
-
clique aqui

No trabalho por projeto com tecnologia, a professora Léa Fagundes foi criadora de uma proposta metodológica de projetos desenvolvidos com alunos usando os recursos computacionais. Esta proposta deu origem a uma metodologia adotada no Projeto Amora que se desenvolve no Colégio de Aplicação da UFRGS.
O Projeto Amora desenvolve-se em uma estrutura diferenciada da escola pública regular, tanto na organização tempo/espaço escolar como no papel do professor, o que favorece a concretização dos princípios construtivistas aliadas às ideias de Papert envolvendo o uso do computador e se constitui como referência para outras experiências.
Conheça mais as ideias de Papert assistindo o vídeo em que ele e Paulo Freire dialogam sobre a escola, aprendizagem, tecnologia, cultura e conhecimento.

Projeto Amora estruturou uma metodologia pedagógica em que o trabalho com projeto deve sempre partir de uma pergunta do aluno e o professor faz suas intervenções no sentido de levantar as dúvidas temporárias e certezas provisórias dos alunos, instigando-os a atitude de pesquisador e produtor do seu conhecimento.

Essa metodologia de projeto foi denominada de Projeto de Aprendizagem . Essa experiência do Projeto Amora tem trazido subsídios importantes para a reflexão sobre o trabalho com projeto e como a tecnologia pode ser utilizada pode ser utilizada com os alunos de maneira que desperte a sua criatividade no processo de aprender.

A atividade 1.4 - Banco de Projetos - mostrou um leque de possibilidades pedagógicas de práticas desenvolvidas com projetos usando os recursos tecnológicos. O importante é conhecer as diversas e diferentes maneiras de desenvolver o trabalho com projeto e analisar a sua viabilidade no contexto real da escola e da sala de aula.

Reflita! Para saber mais sobre as implicações envolvidas no trabalho com projetos usando as tecnologias, leia o texto Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações da Professora Maria Elisabette Brisola Brito Prado

O professor trabalha com projetos respeita os diferentes estilos, decisões e ritmos de trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento, escolha de tema e respectiva problemática a ser investigada, transformando sua turma de alunos em uma comunidade de aprendizagem e investigação.Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos podem ser parceiros e sujeitos de aprendizagem, cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento.

Segundo Almeida (2001), as questões de investigação são formuladas na situação levando em conta as dúvidas, curiosidades e indagações dos alunos a respeito de problemáticas reais e, a partir de seus conhecimentos prévios, valores, crenças e experiências, ocorre a mobilização de aquisições cognitivas e a construção de estratégias para resolver os distintos problemas envolvidos no projeto, cuja superação envolve competências diversas colocadas em ação pela reunião das potencialidades de diferentes pessoas.“...no desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com os alunos diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégicas e, conceitos sobre a aprender” (VALENTE, 2002, p.4).Para saber mais sobre as questões relacionadas à tecnologia na educação, o trabalho com projeto e a formação e educações, leia o artigo (Capítulo 4) Aprender por Projeto, Formar Educadores de Pedro Ferreira de Andrade.


ENCAMINHAMENTO DA ATIVIDADE

Atividade- 1.5 – Proposta de Projetos

A partir do diagnóstico sobre as boas práticas com projetos usando as tecnologias no contexto da escola e no trabalho de sala de aula, o próximo passo é que cada cursista pense, dialogue com seus pares (professores e gestores) da escola, para que possa elaborar uma proposta de Projeto a realizar com alunos de modo que estes sejam protagonistas de suas produções.

O projeto elaborado nesta atividade será implementado durante o desenvolvimento do Eixo-2 do curso.

Orientações:

1. Anotar os aspectos relevantes que foram observados no Banco de Projetos para apresentar junto à equipe de professores e gestores de sua escola, uma vez que enquanto cursista deverá elaborar e implementar um projeto na sala de aula;

2. Levantar as tecnologias existentes na escola e outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto;

3. Compartilhar com os colegas da turma no Fórum “Esboçando o Projeto” algumas estratégias: como levantar o tema, como negociar a organização da sala de aula/laboratório e outras atividades do dia-a-dia da escola, como registrar e publicar o processo e o resultado do projeto (uso de blog, portfolio, vídeos, etc);

4. Elaborar a Proposta do Projeto de como será feito o trabalho com projeto usando as tecnologias com os alunos, na abordagem estudada no curso que enfatiza a importância do aluno ser protagonista de suas produções. Usar o roteiro_Projeto como referencia para elaborar a proposta;

5.Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-1_2Projeto_seunome;

6.Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Proposta de Projeto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário