Na perspectiva da aspiral ascendente do conhecimento e da formação, este eixo tem como foco a análise do projeto e o papel das tecnologias utilizadas.
Os temas previstos para estudos são:
- Projetos e tecnologias: abrindo as fronteiras do currículo.
- Currículo na ação.
- Cartografia cognitiva e mapas conceituais
- Atividade 3.1 - Socialização do PITEC
- Atividade 3.2 - Refletindo no coletivo
- Atividade 3.3 - Mapa conceitual do PITECAtividade 3.4 - Reflexão sobre a aprendizagem
No fórum: Currículo e suas características da atividade 2.3 do eixo Currículo, conduz a discussão baseada na seguinte pergunta:
Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?
Podemos responder essa pergunta a partir da apresentação dos projetos e dos relatos das experiências socializado pelos colegas deste curso.
A análise do Projeto na ação envolve a reflexão de nossas ações antes, durante e depois do processo de construção do projeto.
A partir dessa análise sugiro que façam suas leituras teóricas e práticas do conteúdo do Eixo 3 e reflita sobre a síntese dos conceitos abaixo apresentados para as atividades 3.1 e 3.2.
ATIVIDADE 3.1 - SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA NO CURRÍCULO - PITEC
- Considerando os aspectos envolvidos no processo de socialização do projeto desenvolvido no contexto da escola, nesse momento presencial do curso cada participante fará a apresentação do PITEC.
- Essa apresentação deverá constar dos aspectos significativos que ocorreram durante o processo de realização do PITEC, considerando os conhecimentos mobilizados, as estratégias utilizadas, as atitudes e valores envolvidos e os resultados que essa experiência trouxe para o seu aprendizado.
COMO FAZER:
1. Organizar as apresentações, usando os recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada cursista;
2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ31seunome;
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Socialização do PITEC”.
4. Participar da constituição do debate na turma para analisar as implicações que o PITEC pode oferecer para o processo de aprendizagem dos alunos e para o desenvolvimento do currículo integrado com as tecnologias.
2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ31seunome;
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Socialização do PITEC”.
4. Participar da constituição do debate na turma para analisar as implicações que o PITEC pode oferecer para o processo de aprendizagem dos alunos e para o desenvolvimento do currículo integrado com as tecnologias.
ATIVIDADE 3.2 – REFLETINDO NO COLETIVO
Para dar continuidade ao processo reflexivo desenvolvido no coletivo da turma, vamos compartilhar o entendimento que cada um tem sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento de um projeto integrado ao currículo.
COMO FAZER:
1. Considerar as apresentações dos PITEC e os aspectos discutidos na turma;
2. Compartilhar com os colegas sua reflexão e indagações sobre o tema proposto no Fórum “Papel das tecnologias integradas ao currículo”
3. Ler as contribuições dos colegas e argumentar com base nos estudos e nas leituras feitas durante o curso.
1. Considerar as apresentações dos PITEC e os aspectos discutidos na turma;
2. Compartilhar com os colegas sua reflexão e indagações sobre o tema proposto no Fórum “Papel das tecnologias integradas ao currículo”
3. Ler as contribuições dos colegas e argumentar com base nos estudos e nas leituras feitas durante o curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário