sábado, 31 de julho de 2010

CRONOGRAMA DAS AÇÕES




CRONOGRAMA DE ESTUDO E DAS ATIVIDADES PARA AS SEMANAS (01 A 18 DE AGOSTO)

DATA

ATIVIDADES

PROCEDIMENTOS

04 DE AGOSTO

3.1 e 3.2

Apresentação presencial da análise do PITEC e comentários no Fórum

11 DE AGOSTO

3.3 e 3.4

Encaminhamento e reflexão a distância via blog

18 DE AGOSTO

ATIVIDADES PENDENTES

CONCLUSÃO FINAL DAS ATIVIDADES

Eixo 3 - Tecnologia

Na perspectiva da aspiral ascendente do conhecimento e da formação, este eixo tem como foco a análise do projeto e o papel das tecnologias utilizadas.

Os temas previstos para estudos são:



  • Projetos e tecnologias: abrindo as fronteiras do currículo.
  • Currículo na ação.
  • Cartografia cognitiva e mapas conceituais
E serão propostas as seguintes atividades para os cursistas:

  1. Atividade 3.1 - Socialização do PITEC
  2. Atividade 3.2 - Refletindo no coletivo
  3. Atividade 3.3 - Mapa conceitual do PITECAtividade 3.4 - Reflexão sobre a aprendizagem


No fórum: Currículo e suas características da atividade 2.3 do eixo Currículo, conduz a discussão baseada na seguinte pergunta:

Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?


Podemos responder essa pergunta a partir da apresentação dos projetos e dos relatos das experiências socializado pelos colegas deste curso.

A análise do Projeto na ação envolve a reflexão de nossas ações antes, durante e depois do processo de construção do projeto.


A partir dessa análise sugiro que façam suas leituras teóricas e práticas do conteúdo do Eixo 3 e reflita sobre a síntese dos conceitos abaixo apresentados para as atividades 3.1 e 3.2.






ORIENTAÇÃO DAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 3.1 - SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA NO CURRÍCULO - PITEC

  • Considerando os aspectos envolvidos no processo de socialização do projeto desenvolvido no contexto da escola, nesse momento presencial do curso cada participante fará a apresentação do PITEC.
  • Essa apresentação deverá constar dos aspectos significativos que ocorreram durante o processo de realização do PITEC, considerando os conhecimentos mobilizados, as estratégias utilizadas, as atitudes e valores envolvidos e os resultados que essa experiência trouxe para o seu aprendizado.

COMO FAZER:
1. Organizar as apresentações, usando os recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada cursista;
2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ31seunome;
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Socialização do PITEC”.
4. Participar da constituição do debate na turma para analisar as implicações que o PITEC pode oferecer para o processo de aprendizagem dos alunos e para o desenvolvimento do currículo integrado com as tecnologias.



ATIVIDADE 3.2 – REFLETINDO NO COLETIVO

Para dar continuidade ao processo reflexivo desenvolvido no coletivo da turma, vamos compartilhar o entendimento que cada um tem sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento de um projeto integrado ao currículo.


COMO FAZER:

1. Considerar as apresentações dos PITEC e os aspectos discutidos na turma;
2. Compartilhar com os colegas sua reflexão e indagações sobre o tema proposto no Fórum “Papel das tecnologias integradas ao currículo”
3. Ler as contribuições dos colegas e argumentar com base nos estudos e nas leituras feitas durante o curso.



domingo, 18 de julho de 2010

Aula 2 - Elaboração de Projeto - Eixo2



“O currículo é um elemento central na definição daquilo que nós somos, daquilo que seremos futuramente. É nesse sentido que o currículo é, sem dúvida, crucial nesta definição das identidades dos nossos alunos. E isso nos obriga a constantemente refletir sobre: que identidades estaríamos formando na escola e que identidade nós desejaríamos, então, formar nesse mundo em que estamos vivendo?”
(MOREIRA, 2008)

Para refleti sobre a citação acima acesse o módulo conteúdo e leia a entrevista de Antonio Flávio Moreira.


Refleti também: qual currículo é praticado hoje? Leia a página 16 a 17 do módulo e realize a atividade 2.4

Atividade 2.4 – Análise do Projeto na ação

Agora que analisamos a concepção de currículo como um processo de construção social, resultante de escolhas que consideram “o que” deve ser aprendido, o “como” ensinar para favorecer a aprendizagem, e principalmente “por que” ensinar certos conhecimentos e não outros, é importante analisar o projeto PITEC em desenvolvimento no contexto da prática pedagógica, em busca de identificar as construções curriculares.

Para tanto, recomendamos retomar a proposta do PITEC elaborada no Eixo 1 deste curso e interrogar o andamento do projeto em relação aos seguintes aspectos: tema, disciplinas envolvidas, objetivos, ações realizadas, atitudes e valores vivenciados, resultados alcançados.Orientações:

1. Analise e registre em texto os aspectos indicados conforme orientação em análise do projeto na ação;
2.
Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-2_4Analise_Projeto_seunome;
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Análise do Projeto”.


Atividade 2.5 - Navegue no módulo conteúdo da página 19 a 23 e reflita sobre as questões abaixo:

Diante dessas indagações sobre o currículo, cabe a nós educadores refletir sobre:

  • Como podemos enfrentar os desafios que levem à concretização do projeto de escola democrática?

  • Que respostas nos permitem ir além da visão de currículo como conteúdos prontos a serem passados aos alunos?

Como podemos trabalhar com a flexibilização da organização curricular tornando-a adequada para a trajetória de uma sociedade complexa e em contínuo processo de mudança?
Quais as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos?
Como se desenvolve o currículo por meio de projetos?



1.Refletir sobre a questão colocada
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Cultura Digital e Currículo”.
3.Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

Atividade 2.5 – Podcast com Léa Fagundes A professora Léa Fagundes desafia a reflexão colocando a seguinte questão:
Você, educador, está pronto para a cultura digital?
Ouça as palavras da professora Léa, que levanta esta questão e enfatiza a prioridade desta postura em relação à integração das tecnologias ao currículo.

Siga as orientações:


Atividade 2.6 - Reflexão sobre aprendizagem
- Página 25 a 28
Paulo Freire, em Pedagogia da Esperança (2006), deixou uma mensagem essencial para os educadores(as) transformadores:


É preciso que o educador(a) saiba que o seu “aqui” e o seu “agora” são quase sempre o “lá” do educando. Mesmo que o sonho do educador seja não somente tornar o seu “aqui-agora” com ele, ou compreender, feliz, que o educando ultrapasse o seu “aqui”, para que este sonho se realize tem que partir do “aqui” do educando e não do seu. No mínimo, tem que levar em consideração a existência do “aqui” do educando e respeitá-lo. No fundo, ninguém chega lá partindo de lá, mas de um certo aqui. Isto significa,em última análise, que não é possível ao(a) educador(a) desconhecer, subestimar ou negar os “saberes de experiências feitos” com que os educandos chegam à escola.


Encaminhamento da Atividade 2.6 - Reflexão sobre a aprendizagem

O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo?

A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo.

Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.


Siga as orientações:

1.Acessar o item Diário de Bordo;

2.Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.

Eixo 2 - Apresentação do Projeto

Apresentação da proposta do projeto

Atividade 2.1

1. Projeto dos professores Jair e Aldeise:





2. Projeto da professora Rosário:



3. Projeto dos professora Fátima:



4. Projeto dos professoras Liédja e Joane:



5. Projeto dos professor Alexander:



terça-feira, 13 de julho de 2010

Eixo 2 - Currículo

O Eixo 2 - Currículo, tem como foco a realização concreta do PITEC - Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo em sala de aula, a qual ocorre em articulação com estudos teóricos para melhor compreender as concepções de currículo.
Os seguintes temas são apresentados para estudos neste eixo, além de outros que possam surgir no trabalho com os cursistas:

  • Currículo (concepções e tendências).
  • Integração de tecnologias no currículo.
  • Currículo por projeto.
  • Projetos desenvolvidos em outros contextos educativos.
  • O desenvolvimento do projeto na sala de aula.
E serão propostas as seguintes atividades para os cursistas:

Atividade 2.1 - Painel das propostas do Projeto.
Atividade 2.2 - Compartilhamento do Projeto em ação.
Atividade 2.3 - Currículo e suas características.
Atividade 2.4 - Análise do Projeto em ação.
Atividade 2.5 - Podcast com Léa Fagundes
Atividade 2.6 - Reflexão sobre a aprendizagem

  • Encaminhamento das atividades 2.1, 2.2 e 2.3 para serem feitas nos dias de 14 a 20 de julho:
1. Ler o módulo Eixo 2 - Currículo até a página 14 para a realização das atividades.

Atividade 2.1 – Painel da Proposta do Projeto

Nesse momento de encontro presencial, os participantes do curso deverão compartilhar com os colegas da turma a proposta do projeto elaborada na atividade 1.5. Esse projeto deverá ser desenvolvido – colocado em ação – durante a realização do eixo 2 do curso.
Isto significa que nesse eixo estaremos estudando as questões relacionadas ao Currículo e tecnologias e, ao mesmo tempo, desenvolvendo uma ação contextualizada que se refere à concretização das ações do projeto proposto.

Orientações:

1. Organizar as apresentações usando os recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada cursista;
2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-21seunome;
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Apresentação do Projeto”.
4. Participar da constituição de um Painel que sintetize as principais características das propostas, de modo que todos possam ter uma visão panorâmica dos projetos elaborados pelos cursistas;
5. Anotar dúvidas e sugestões para o debate e os aspectos vislumbrados nas propostas apresentadas, que sejam apropriados para serem incorporados em seus projetos.
6. Participar da “roda reflexiva coletiva” discutindo os aspectos levantados na turma.


Características do Painel: A estrutura proposta para o painel deve conter as seguintes informações, entre outras salientadas pelo professor: tema, série/ano, disciplinas, objetivos e avaliação da aprendizagem.


Atividade 2.2 – Compartilhamento do Projeto em ação

Esse espaço de diálogo destina-se ao compartilhamento do processo que cada cursista experiencia no desenvolvimento do Projeto de sala de aula. É importante que relatem as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como as potencialidades evidenciadas.

Orientações:

1.Identificar o nome do Projeto e o local, por exemplo, Projeto “nome” Ji-Paraná (RO), para que os colegas possam identificá-lo;
2. Descrever sucintamente as questões que deseja compartilhar com seus comentários no Fórum “Projeto em ação”;
3. Ler as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de realizar o Projeto de sala de aula.


Atividade 2.3 – Currículo e suas características

Considerando a temática abordada nesse eixo, vamos compartilhar com a turma o entendimento de cada um sobre a seguinte pergunta: Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?

Orientações:

1. Refletir sobre a questão colocada;
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Currículo e suas características”;
3. Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Reflexão sobre aprendizagem

Acesse o Módulo conteúdo a partir da página 23 e leia até a página 26 a contextualização do uso das tecnologias e suas implicações no trabalho por projeto.

A partir das leituras realize a atividade 1.6:

Encaminhamento da atividade 1.6:

Atividade 1.6 - Reflexão sobre a aprendizagem
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Esse, é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.
Siga as orientações:

  1. Acesse o site: www.eproinfo.mec.gov.br e entre no curso Elaboração de Projetos - em Interação, clique Diário de Bordo.
  2. Escreva suas observações de toda a leitura realizada.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Projeto e Tecnologia

Caro aluno, nesta etapa você irá refletir sobre o uso do computador como norteador no trabalho com projeto baseado nos princípios construcionista.

Sugiro que escute as idéias sobre o construcionimo no podcast
-
clique aqui

No trabalho por projeto com tecnologia, a professora Léa Fagundes foi criadora de uma proposta metodológica de projetos desenvolvidos com alunos usando os recursos computacionais. Esta proposta deu origem a uma metodologia adotada no Projeto Amora que se desenvolve no Colégio de Aplicação da UFRGS.
O Projeto Amora desenvolve-se em uma estrutura diferenciada da escola pública regular, tanto na organização tempo/espaço escolar como no papel do professor, o que favorece a concretização dos princípios construtivistas aliadas às ideias de Papert envolvendo o uso do computador e se constitui como referência para outras experiências.
Conheça mais as ideias de Papert assistindo o vídeo em que ele e Paulo Freire dialogam sobre a escola, aprendizagem, tecnologia, cultura e conhecimento.

Projeto Amora estruturou uma metodologia pedagógica em que o trabalho com projeto deve sempre partir de uma pergunta do aluno e o professor faz suas intervenções no sentido de levantar as dúvidas temporárias e certezas provisórias dos alunos, instigando-os a atitude de pesquisador e produtor do seu conhecimento.

Essa metodologia de projeto foi denominada de Projeto de Aprendizagem . Essa experiência do Projeto Amora tem trazido subsídios importantes para a reflexão sobre o trabalho com projeto e como a tecnologia pode ser utilizada pode ser utilizada com os alunos de maneira que desperte a sua criatividade no processo de aprender.

A atividade 1.4 - Banco de Projetos - mostrou um leque de possibilidades pedagógicas de práticas desenvolvidas com projetos usando os recursos tecnológicos. O importante é conhecer as diversas e diferentes maneiras de desenvolver o trabalho com projeto e analisar a sua viabilidade no contexto real da escola e da sala de aula.

Reflita! Para saber mais sobre as implicações envolvidas no trabalho com projetos usando as tecnologias, leia o texto Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações da Professora Maria Elisabette Brisola Brito Prado

O professor trabalha com projetos respeita os diferentes estilos, decisões e ritmos de trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento, escolha de tema e respectiva problemática a ser investigada, transformando sua turma de alunos em uma comunidade de aprendizagem e investigação.Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos podem ser parceiros e sujeitos de aprendizagem, cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento.

Segundo Almeida (2001), as questões de investigação são formuladas na situação levando em conta as dúvidas, curiosidades e indagações dos alunos a respeito de problemáticas reais e, a partir de seus conhecimentos prévios, valores, crenças e experiências, ocorre a mobilização de aquisições cognitivas e a construção de estratégias para resolver os distintos problemas envolvidos no projeto, cuja superação envolve competências diversas colocadas em ação pela reunião das potencialidades de diferentes pessoas.“...no desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com os alunos diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégicas e, conceitos sobre a aprender” (VALENTE, 2002, p.4).Para saber mais sobre as questões relacionadas à tecnologia na educação, o trabalho com projeto e a formação e educações, leia o artigo (Capítulo 4) Aprender por Projeto, Formar Educadores de Pedro Ferreira de Andrade.


ENCAMINHAMENTO DA ATIVIDADE

Atividade- 1.5 – Proposta de Projetos

A partir do diagnóstico sobre as boas práticas com projetos usando as tecnologias no contexto da escola e no trabalho de sala de aula, o próximo passo é que cada cursista pense, dialogue com seus pares (professores e gestores) da escola, para que possa elaborar uma proposta de Projeto a realizar com alunos de modo que estes sejam protagonistas de suas produções.

O projeto elaborado nesta atividade será implementado durante o desenvolvimento do Eixo-2 do curso.

Orientações:

1. Anotar os aspectos relevantes que foram observados no Banco de Projetos para apresentar junto à equipe de professores e gestores de sua escola, uma vez que enquanto cursista deverá elaborar e implementar um projeto na sala de aula;

2. Levantar as tecnologias existentes na escola e outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto;

3. Compartilhar com os colegas da turma no Fórum “Esboçando o Projeto” algumas estratégias: como levantar o tema, como negociar a organização da sala de aula/laboratório e outras atividades do dia-a-dia da escola, como registrar e publicar o processo e o resultado do projeto (uso de blog, portfolio, vídeos, etc);

4. Elaborar a Proposta do Projeto de como será feito o trabalho com projeto usando as tecnologias com os alunos, na abordagem estudada no curso que enfatiza a importância do aluno ser protagonista de suas produções. Usar o roteiro_Projeto como referencia para elaborar a proposta;

5.Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-1_2Projeto_seunome;

6.Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Proposta de Projeto”.