terça-feira, 13 de julho de 2010

Eixo 2 - Currículo

O Eixo 2 - Currículo, tem como foco a realização concreta do PITEC - Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo em sala de aula, a qual ocorre em articulação com estudos teóricos para melhor compreender as concepções de currículo.
Os seguintes temas são apresentados para estudos neste eixo, além de outros que possam surgir no trabalho com os cursistas:

  • Currículo (concepções e tendências).
  • Integração de tecnologias no currículo.
  • Currículo por projeto.
  • Projetos desenvolvidos em outros contextos educativos.
  • O desenvolvimento do projeto na sala de aula.
E serão propostas as seguintes atividades para os cursistas:

Atividade 2.1 - Painel das propostas do Projeto.
Atividade 2.2 - Compartilhamento do Projeto em ação.
Atividade 2.3 - Currículo e suas características.
Atividade 2.4 - Análise do Projeto em ação.
Atividade 2.5 - Podcast com Léa Fagundes
Atividade 2.6 - Reflexão sobre a aprendizagem

  • Encaminhamento das atividades 2.1, 2.2 e 2.3 para serem feitas nos dias de 14 a 20 de julho:
1. Ler o módulo Eixo 2 - Currículo até a página 14 para a realização das atividades.

Atividade 2.1 – Painel da Proposta do Projeto

Nesse momento de encontro presencial, os participantes do curso deverão compartilhar com os colegas da turma a proposta do projeto elaborada na atividade 1.5. Esse projeto deverá ser desenvolvido – colocado em ação – durante a realização do eixo 2 do curso.
Isto significa que nesse eixo estaremos estudando as questões relacionadas ao Currículo e tecnologias e, ao mesmo tempo, desenvolvendo uma ação contextualizada que se refere à concretização das ações do projeto proposto.

Orientações:

1. Organizar as apresentações usando os recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada cursista;
2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-21seunome;
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Apresentação do Projeto”.
4. Participar da constituição de um Painel que sintetize as principais características das propostas, de modo que todos possam ter uma visão panorâmica dos projetos elaborados pelos cursistas;
5. Anotar dúvidas e sugestões para o debate e os aspectos vislumbrados nas propostas apresentadas, que sejam apropriados para serem incorporados em seus projetos.
6. Participar da “roda reflexiva coletiva” discutindo os aspectos levantados na turma.


Características do Painel: A estrutura proposta para o painel deve conter as seguintes informações, entre outras salientadas pelo professor: tema, série/ano, disciplinas, objetivos e avaliação da aprendizagem.


Atividade 2.2 – Compartilhamento do Projeto em ação

Esse espaço de diálogo destina-se ao compartilhamento do processo que cada cursista experiencia no desenvolvimento do Projeto de sala de aula. É importante que relatem as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como as potencialidades evidenciadas.

Orientações:

1.Identificar o nome do Projeto e o local, por exemplo, Projeto “nome” Ji-Paraná (RO), para que os colegas possam identificá-lo;
2. Descrever sucintamente as questões que deseja compartilhar com seus comentários no Fórum “Projeto em ação”;
3. Ler as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de realizar o Projeto de sala de aula.


Atividade 2.3 – Currículo e suas características

Considerando a temática abordada nesse eixo, vamos compartilhar com a turma o entendimento de cada um sobre a seguinte pergunta: Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?

Orientações:

1. Refletir sobre a questão colocada;
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Currículo e suas características”;
3. Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

2 comentários:

  1. Foi construtivo o trabalho sobre currículo uma vez que é um tema inegotável. Sempre tem o que aprender. Novos olhares principalmente quando a cultura digital está andando de mãos dada com as demais cultura. Ela não faz parte, é uma nova cultuta que chegou para ficar.

    ResponderExcluir
  2. Aprender e entender o que é currículo e muito bom, ou ótimo, poder usar as tecnologias para ampliar esse aprendizado e fazer com que a educação tenha um horizonte mais amplo, dando oportunidades a todos que lutam por uma educação mais digna e com direito de igualdade.

    ResponderExcluir