segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Projeto e suas características

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACÃO – SME/NATAL

CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO ALUÍZIO ALVES – CEMURE

NUCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/NATAL

TUTORA: KAREN CHRISTINA PINHEIRO DOS SANTOS

EIXO 1 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Atividade-1.3 – Fórum: Projeto e suas características

Reflita sobre as questões abaixo e debata com os colegas argumentando suas ideias considerando as leituras feitas e suas experiências; Todo projeto é interdisciplinar?É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?

Esse fórum coloca em interação as opiniões e experiência de cada um sobre o trabalho por projeto.

É possível observar nas discussões as conseqüências teóricas entre as experiências e novas leituras. Essa oportunidade de expor as idéias e nossas impressões permite identificar e ampliar nossas percepções teóricas e práticas.

Olá colegas, uma das características do projeto que comenta Rosário é em relação a importância dada ao interesse do aluno pelo tema abordado – eis uma questão fundamental. Talvez os alunos nem sintam mais interesse por algum tema pelo simples fato de está distraído com as coisas vindas do mundo lá fora (mp3, celular, Orkut,twitter, youtube). Coisas essas que não existem na escola. Nós professores sabemos a importância temática necessária de ser discutida em sala de aula, mas a forma como essa temática vem sendo abordada na escola entedia os alunos e gera uma crença de que aprender é executar tarefas e apresentar resultados. Os alunos tendem a cumprir logo os prazos para ganhar tempo na conversa informal com os colegas, enviar mensagem e jogar pelo celular. Para Alexander essa problemática pode ser solucionada com trabalho por projetos que desenvolva a autonomia e tomada de decisões por parte do aluno, considerando que desperta a curiosidade por partir de questões investigativas. Lucélia, observa que a construção do conhecimento surge de ações integradas realizadas pelo aluno e mediada pelo professor, permitindo ao aluno atuar como sujeito ativo na construção do seu conhecimento. Essa estratégia, acredito ser o pontapé inicial para que provoquem nos alunos o interesse na articulação entre conhecimentos prévios com os científicos. Veja bem, dependendo da concepção que se tem de projeto possibilitará ou não essa interação. Fátima questiona a importância de observar se um determinado tema cabe ou não em projeto ou seria mais uma atividade temática e Joane , observa que a escola confunde o trabalho por projeto com atividades temáticas. Essa realidade reflete na forma como concebemos a relação conhecimento-subjetividade pensada separadamente na prática pedagógica. O projeto é indissociável da vida prática do sujeito. Nele está impregnado o desejo e a vontade. Sem desejos, não há vontade e, obviamente nem interesse. O projeto na verdade manifesta esse interesse. Podemos perceber na fala de Ana essa manifestação quando o projeto parte de questões investigativas, o que coloca os sujeitos na condição de desenvolver estudos, lançar mãos de diferentes fontes de pesquisas, oferece meios para que os sujeitos possam buscar, selecionar e articular informações com conhecimentos preexistentes e assim compreender melhor essas questões, tentando resolvê-las ou chegar a novas questões.Características essas que surgem do desejo e vontade humano. O primeiro passo, como propõe Liédja, “considerar o aluno sujeito da aprendizagem – ativo e autônomo para criar, para construir e representar o conhecimento”, ou seja, o projeto coloca o aluno como sujeito realmente participativo do processo de aprendizagem” Mas para isso, o professor precisa conhecer o aluno em seu contexto social e cultural. É preciso conhecer as novas ferramentas cognitivas que esses alunos convivem no sentido de tomarmos proveito delas para uso educacional. Dessa maneira é possível os alunos fazerem a relação entre seu mundo e a escola. A idéia de projeto tem como característica essa relação, pois “Ao perceberem que a educação escolar estar relacionada com situações reais, se envolvem mais, uma vez que analisam que o mundo da vida está intrinsecamente ligado ao mundo escolar”Liédja” É preciso também ter o cuidado em apontar o projeto como o único recurso didático nessa articulação. Hágla, em suas leituras, registra como relevante considerar o projeto como mais uma ferramenta cognitiva pedagógica disponível na escola, havendo outras possíveis que possam contribuir para uma aprendizagem significativa. Juliana entende que o projeto quando propicia a crítica e reflexão contribui para a consciência de cada de seu papel na sociedade. Aldeise, pensa projeto como um meio pelo qual o aluno interage na busca do conhecimento. E assim pensando é possível captar como as idéias dos alunos vão sendo reconstruída a cada interação. Jaqueline, Luisa e Jair comentam sobre a possibilidade interdisciplinar do projeto. É uma forma de interagir as diversas áreas do conhecimento. A interdisciplinaridade está nas ações cognitivas do aluno. Essa relação com o conhecimento é vivenciado a cada interação com os objetos e outras pessoas. O cuidado que se deve ter é não pensar a interdisciplinaridade enquanto estratégia pedagógica de abordagem temática das diversas áreas deixando de lado o aprofundamento espcífico de cada disciplina.

Um comentário:

  1. PARABÉNS pelo belíssimo trabalho realizado no blog, Karen, percebemos o quanto nossas atividades foram relevantes para você, uma vez que você teve a preocupação de resumir todos os nossos pontos principais relatados sobre nossa trajetória fantástica que foi o curso Elaboração de Projeto. Parabéns, Karen, tenho certeza de que todos nós nos sentimos muito valorizados com a postagem de nossas reflexões aqui no blog, isso sim que é colocar nossa produção escrita como prática social e com uma função social.
    Agradecemos seu excelente trabalho!
    Liédja Lira.

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