segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Refletindo a atividade 1 da Unidade Projeto

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACÃO – SME/NATAL

CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO ALUÍZIO ALVES – CEMURE

NUCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/NATAL

TUTORA: KAREN CHRISTINA PINHEIRO DOS SANTOS

Atividade-1.1 – Meu projeto pessoal/profissional

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Professor, que projeto de vida temos para nossa realização profissão?

Ser professor não é nada fácil. Somos criticados, desvalorizados e até responsabilizados pelo fracasso escolar. Mas apesar de tudo nos sentimos gratificados ao perceber que nossos alunos estão aprendendo. Essa sensação de bem-estar supera qualquer obstáculo e incertezas. É utopia? Até pode ser, mas para quem busca o conhecimento como aperfeiçoamento de sua prática, tem obstinação pelo que faz, atua e produz. Ser professor não é uma maldição, mas uma grande lição humana e solidária, responsável pela sobrevivência de todos os seres vivos.

01. Aldeise

Embora não fizesse parte de seus planos iniciais , exercer a profissão docente e, levando em consideração os dissabores da profissão: “salários baixos, meninos indisciplinados, falta de recursos, políticas públicas ausentes e/ou ineficazes para a melhoria da carreira”,

A professora Aldeise encontra motivação quando percebe-se protagonista da relação ensino-aprendizagem, favorecendo a socialização do conhecimento com seus alunos. Para ela, ser professor é dá

um sentido, um sabor delicioso de contribuição para um mundo melhor, uma vida mais justa e de maneira digna, pois é meio da educação que se forma uma sociedade

A um ponto interessante na fala da professora Aldeise quando diz que ações pedagógicas devem ser criteriosamente planejadas, significando dizer que o ato de ensinar envolve investigação, projeto e estudo como em qualquer outra profissão. Temos que aperfeiçoar mais e mais nossas habilidades pedagógicas aprofundando nossas teorias, nossos conhecimentos e nossas articulações políticas na gestão desses conhecimentos.

02. Liédja

Para professora Liédja ser professora é seu projeto de vida desde sempre por acreditar que ser professor é ter a certeza de construir caminhos para um futuro melhor e mais justo

E como se constrói esse caminho? Segundo Liédja é “preciso buscar ferramentas que serão os suportes para a construção desses caminhos, por isso estou sempre me atualizando, nunca me conformei em concluir apenas a graduação, acredito que é preciso mais e a formação continuada é parte integrante de uma boa profissão, e a de professor, então, é fundamental.

Seu relato Liédja reflete muito na concepção que tem do seu papel docente. Há uma necessidade de constante busca pelo conhecimento como proposta de resolução dos problemas educacionais.

03. Rosário

Seu texto é bem interessante. Inicia com o incentivo materno, dada a importância em obter curso superior e, dessa forma entender que o conhecimento é a “chave que abre todas as portas” E tudo leva a crer quem melhor conduz essa chave é o professor: “Saber operar uma máquina fará o diferencial no momento de conseguir um emprego para um desempregado. Saber ler, pode nos levar em segurança para casa ou trabalho apenas identificando o itinerário do ônibus.”

Diria que professor é sinônimo de pesquisador, porque está sempre criando, buscando e adaptando estratégias que possibilitem a aprendizagem.

04. Fátima

Em seu aspecto filosófico, Fátima entende que ser professor exige atualização, tal como rio que se renova a cada instante, tendo, agora, uma nova concepção de professor, aquele que interage com seu aluno na troca entre os conhecimentos sistematizados e prévios; já não se concebe mais detentor do saber.

05. Ivaldí

O projeto de vida profissional e pessoal abordado pelo professor Ivaldi é um caminho de renúncia que exige planejamento. Por isso é uma conquista, mas não deixa de ser árdua e solitária a profissão de ser professor. A experiência na prática pedagógica possibilita novas concepções e realizações. A meu ver percebe-se na reflexão do professor Ivadí que a desvalorização profissional atinge profundamente nossas realizações pessoais, desafiando a todo instante o nosso modo de viver e conviver.

06. Jair

Jair inicia seu relato com o conceito projeto de vida, entendendo que todo projeto de vida envolve “a busca da realização pessoal e profissional”. O que está por trás de toda essa busca é a motivação em alcançar seus objetivos e isso implica a necessidade constante de atualizar seus conhecimentos a partir da avaliação “durante o processo, no intuito de saber se os objetivos estão sendo alcançados e quais ações e estratégias devo lançar mão para obter melhor êxito.”

Se projeto de vida significa planejar e avaliar o tempo todo os objetivos a serem alcançados não difere muito do papel docente que tem como proposta pedagógica a construção do conhecimento e a formação do cidadão.

07. Juliana

Juliana percebe que projeto de vida é inerente a vontade humana, por isso, “tanto projeto pessoal e como profissional estão profundamente conectados e que não temos a capacidade de separar profissão de vida pessoal, devemos exercer a profissão que nos traga felicidade

A felicidade tem a ver com o sentido que fazemos das coisas que estão em nosso entorno. A realização pessoal é a coerência entre nossos desejos e nossas ações. E quando damos sentidos ao que fazemos, tornamo-nos criativos, realizados e mais comprometidos com nossas atividades.

08. Ana Gomes

Ana tem como proposta de projeto a “inclusão digital para os alunos, que favoreça a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares”. Percebe-se que a preocupação de Ana em seu projeto profissional é favorecer a articulação dos diferentes saberes na escola, algo que é ainda está distante na prática do professor pela concepção que se tem de currículo, conhecimento e aprendizagem .

09. Luisa

Achei bem interessante o uso da metáfora de Alice para explicar o que é projeto de vida:

O senhor poderia me dizer qual caminho tomar para sair daqui? Interroga Alice. _ Isso depende muito de para onde você quer ir. Respondeu o gato. _ Não me importo muito para onde... retrucou Alice. _ Então não importa que caminho escolha. Disse o gato.”

É isso mesmo se não sabemos ou não decidimos que caminho tomar não há porque traçar metas para atingir nossos objetivos.

Como bem diz Luisa: Um projeto de vida consiste em manter ao longo da vida, objetivos e metas que possam nos dar sustentabilidade, isto é, traçar caminhos que possam manter em nós a alegria e o desejo de viver

Então todo projeto de vida tem esse propósito de nos mantermos felizes, realizados, coerentes. Quanto mais temos a consciência do que queremos mais próximos estamos da meta a atingir. E projeto é o conhecimento colocado em questão. Nele vamos perceber qual a melhor forma de utilizar as ferramentas conforme nossas necessidades.

10. Deijedsan

Deija faz uma observação bastante pertinente quando diz que às pressões econômicas e sociais influenciam em nosso projeto de vida ao determinar o status de algumas profissões em detrimento da realização pessoal e profissional. É comum ouvi de algumas pessoas, pela impossibilidade de consegui a profissão ideal optar por ser professor, embora ganhe pouco, mas é uma profissão mais acessível. Essa desqualificação da profissão tem a ver com a falta desse projeto de vida pessoal e profissional. Também é comum ver funcionários com altos salários insatisfeitos por está fazendo algo que não gostam.

11. Hágla

Ao dizer uma sociedade comprometida com a construção de um sujeito completo e indissociável, penso esteja implícita a idéia do projeto de vida pessoal e profissional. O completo e o indissociável dizem respeito a relação entre o conhecimento-subjetividade, ou seja, nossa prática, nossa forma ser está ligada a realidade do conhecimento que temos da vida e das coisas.

12. Jaqueline

A citação de Mário Quitanda: “Que as respostas são muitas, mas as perguntas são únicas e insubstituíveis em seu texto me fez refletir que em nossa prática pedagógica não nos foi ensinado a fazer perguntas, mesmo porque não havia necessidade de se fazer questionamentos, de ouvir as idéias e desejos dos alunos, apenas transmitir o que já está organizado, inquestionável, cabendo aos alunos somente aceitar como verdades o conhecimento que se é dado. Quando nos damos a chance de observar o mundo estando dentro dele começamos a fazer nossos próprios questionamentos e dá sentido a nosso percurso investigativo.

13. Joane

Observa-se no relato de Joane que não há como separar projeto de vida do projeto profissional. Isso é claro nos relatos de todos os cursistas. A intenção e o desejo de se fazer um bom trabalho está ligado a implicação subjetiva nas experiências com o conhecimento. Essa relação possibilita o trânsito do conhecimento das diversas áreas, promovendo a transformação da realidade e a produção de novos conhecimentos.

14. Alexandre

Alexandre ao definir projeto de vida faz analogia de uma viajem de barco cujo navegador é o que determina o destino de sua viagem, organiza seu barco minuciosamente, provendo-o dos itens necessários para tal empreitada e direciona seus esforços para atingir seu objetivo, visto que mesmo diante de situações difíceis, a persistência e vontade de vencer prevalecem. Assim é a nossa vida, temos os nossos sonhos e precisamos organizar nosso barco para chegarmos ao nosso destino. Esforço, persistência e vontade são mecanismos que nos impulsionam atingir a meta. Elaborar projeto não algo fácil, exige estudo e estratégias de trabalho para a realização de nossos desejos.

15. Lucélia

Lucélia ao mencionar Paulo Freire na sua célebre frase: o homem é um ser inacabado, expressa claramente a característica humana de a todo instante refazer-se a partir de sua história e do convívio de novas culturas. Essa busca por algo é que nos motiva a prosseguir, mesmo “por lutas, conquistas e algumas pedras que dificultam a nossa caminhada”

Nenhum comentário:

Postar um comentário