SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACÃO – SME/NATAL
CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO ALUÍZIO ALVES – CEMURE
NUCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/NATAL
TUTORA: KAREN CHRISTINA PINHEIRO DOS SANTOS
Atividade-1.1 – Meu projeto pessoal/profissional
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Professor, que projeto de vida temos para nossa realização profissão? | Ser professor não é nada fácil. Somos criticados, desvalorizados e até responsabilizados pelo fracasso escolar. Mas apesar de tudo nos sentimos gratificados ao perceber que nossos alunos estão aprendendo. Essa sensação de bem-estar supera qualquer obstáculo e incertezas. É utopia? Até pode ser, mas para quem busca o conhecimento como aperfeiçoamento de sua prática, tem obstinação pelo que faz, atua e produz. Ser professor não é uma maldição, mas uma grande lição humana e solidária, responsável pela sobrevivência de todos os seres vivos.
|
01. Aldeise | Embora não fizesse parte de seus planos iniciais , exercer a profissão docente e, levando em consideração os dissabores da profissão: “salários baixos, meninos indisciplinados, falta de recursos, políticas públicas ausentes e/ou ineficazes para a melhoria da carreira”,
A professora Aldeise encontra motivação quando percebe-se protagonista da relação ensino-aprendizagem, favorecendo a socialização do conhecimento com seus alunos. Para ela, ser professor é dá “um sentido, um sabor delicioso de contribuição para um mundo melhor, uma vida mais justa e de maneira digna, pois é meio da educação que se forma uma sociedade”
A um ponto interessante na fala da professora Aldeise quando diz que ações pedagógicas devem ser criteriosamente planejadas, significando dizer que o ato de ensinar envolve investigação, projeto e estudo como em qualquer outra profissão. Temos que aperfeiçoar mais e mais nossas habilidades pedagógicas aprofundando nossas teorias, nossos conhecimentos e nossas articulações políticas na gestão desses conhecimentos. |
02. Liédja | Para professora Liédja ser professora é seu projeto de vida desde sempre por acreditar que ser “professor é ter a certeza de construir caminhos para um futuro melhor e mais justo” E como se constrói esse caminho? Segundo Liédja é “preciso buscar ferramentas que serão os suportes para a construção desses caminhos, por isso estou sempre me atualizando, nunca me conformei em concluir apenas a graduação, acredito que é preciso mais e a formação continuada é parte integrante de uma boa profissão, e a de professor, então, é fundamental”.
Seu relato Liédja reflete muito na concepção que tem do seu papel docente. Há uma necessidade de constante busca pelo conhecimento como proposta de resolução dos problemas educacionais.
|
03. Rosário | Seu texto é bem interessante. Inicia com o incentivo materno, dada a importância em obter curso superior e, dessa forma entender que o conhecimento é a “chave que abre todas as portas” E tudo leva a crer quem melhor conduz essa chave é o professor: “Saber operar uma máquina fará o diferencial no momento de conseguir um emprego para um desempregado. Saber ler, pode nos levar em segurança para casa ou trabalho apenas identificando o itinerário do ônibus.” Diria que professor é sinônimo de pesquisador, porque está sempre criando, buscando e adaptando estratégias que possibilitem a aprendizagem. |
04. Fátima | Em seu aspecto filosófico, Fátima entende que ser professor exige atualização, tal como rio que se renova a cada instante, tendo, agora, uma nova concepção de professor, aquele que interage com seu aluno na troca entre os conhecimentos sistematizados e prévios; já não se concebe mais detentor do saber. |
05. Ivaldí | O projeto de vida profissional e pessoal abordado pelo professor Ivaldi é um caminho de renúncia que exige planejamento. Por isso é uma conquista, mas não deixa de ser árdua e solitária a profissão de ser professor. A experiência na prática pedagógica possibilita novas concepções e realizações. A meu ver percebe-se na reflexão do professor Ivadí que a desvalorização profissional atinge profundamente nossas realizações pessoais, desafiando a todo instante o nosso modo de viver e conviver. |
06. Jair | Jair inicia seu relato com o conceito projeto de vida, entendendo que todo projeto de vida envolve “a busca da realização pessoal e profissional”. O que está por trás de toda essa busca é a motivação em alcançar seus objetivos e isso implica a necessidade constante de atualizar seus conhecimentos a partir da avaliação “durante o processo, no intuito de saber se os objetivos estão sendo alcançados e quais ações e estratégias devo lançar mão para obter melhor êxito.” Se projeto de vida significa planejar e avaliar o tempo todo os objetivos a serem alcançados não difere muito do papel docente que tem como proposta pedagógica a construção do conhecimento e a formação do cidadão.
|
07. Juliana | Juliana percebe que projeto de vida é inerente a vontade humana, por isso, “tanto projeto pessoal e como profissional estão profundamente conectados e que não temos a capacidade de separar profissão de vida pessoal, devemos exercer a profissão que nos traga felicidade” A felicidade tem a ver com o sentido que fazemos das coisas que estão em nosso entorno. A realização pessoal é a coerência entre nossos desejos e nossas ações. E quando damos sentidos ao que fazemos, tornamo-nos criativos, realizados e mais comprometidos com nossas atividades. |
08. Ana Gomes | Ana tem como proposta de projeto a “inclusão digital para os alunos, que favoreça a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares”. Percebe-se que a preocupação de Ana em seu projeto profissional é favorecer a articulação dos diferentes saberes na escola, algo que é ainda está distante na prática do professor pela concepção que se tem de currículo, conhecimento e aprendizagem . |
09. Luisa | Achei bem interessante o uso da metáfora de Alice para explicar o que é projeto de vida: O senhor poderia me dizer qual caminho tomar para sair daqui? Interroga Alice. _ Isso depende muito de para onde você quer ir. Respondeu o gato. _ Não me importo muito para onde... retrucou Alice. _ Então não importa que caminho escolha. Disse o gato.” É isso mesmo se não sabemos ou não decidimos que caminho tomar não há porque traçar metas para atingir nossos objetivos. Como bem diz Luisa: “Um projeto de vida consiste em manter ao longo da vida, objetivos e metas que possam nos dar sustentabilidade, isto é, traçar caminhos que possam manter em nós a alegria e o desejo de viver” Então todo projeto de vida tem esse propósito de nos mantermos felizes, realizados, coerentes. Quanto mais temos a consciência do que queremos mais próximos estamos da meta a atingir. E projeto é o conhecimento colocado em questão. Nele vamos perceber qual a melhor forma de utilizar as ferramentas conforme nossas necessidades. |
10. Deijedsan | Deija faz uma observação bastante pertinente quando diz que às pressões econômicas e sociais influenciam em nosso projeto de vida ao determinar o status de algumas profissões em detrimento da realização pessoal e profissional. É comum ouvi de algumas pessoas, pela impossibilidade de consegui a profissão ideal optar por ser professor, embora ganhe pouco, mas é uma profissão mais acessível. Essa desqualificação da profissão tem a ver com a falta desse projeto de vida pessoal e profissional. Também é comum ver funcionários com altos salários insatisfeitos por está fazendo algo que não gostam. |
11. Hágla | Ao dizer uma sociedade comprometida com a construção de um sujeito completo e indissociável, penso esteja implícita a idéia do projeto de vida pessoal e profissional. O completo e o indissociável dizem respeito a relação entre o conhecimento-subjetividade, ou seja, nossa prática, nossa forma ser está ligada a realidade do conhecimento que temos da vida e das coisas. |
12. Jaqueline | A citação de Mário Quitanda: “Que as respostas são muitas, mas as perguntas são únicas e insubstituíveis” em seu texto me fez refletir que em nossa prática pedagógica não nos foi ensinado a fazer perguntas, mesmo porque não havia necessidade de se fazer questionamentos, de ouvir as idéias e desejos dos alunos, apenas transmitir o que já está organizado, inquestionável, cabendo aos alunos somente aceitar como verdades o conhecimento que se é dado. Quando nos damos a chance de observar o mundo estando dentro dele começamos a fazer nossos próprios questionamentos e dá sentido a nosso percurso investigativo. |
13. Joane | Observa-se no relato de Joane que não há como separar projeto de vida do projeto profissional. Isso é claro nos relatos de todos os cursistas. A intenção e o desejo de se fazer um bom trabalho está ligado a implicação subjetiva nas experiências com o conhecimento. Essa relação possibilita o trânsito do conhecimento das diversas áreas, promovendo a transformação da realidade e a produção de novos conhecimentos. |
14. Alexandre | Alexandre ao definir projeto de vida faz analogia de uma viajem de barco cujo navegador é o que determina o destino de sua viagem, organiza seu barco minuciosamente, provendo-o dos itens necessários para tal empreitada e direciona seus esforços para atingir seu objetivo, visto que mesmo diante de situações difíceis, a persistência e vontade de vencer prevalecem. Assim é a nossa vida, temos os nossos sonhos e precisamos organizar nosso barco para chegarmos ao nosso destino. Esforço, persistência e vontade são mecanismos que nos impulsionam atingir a meta. Elaborar projeto não algo fácil, exige estudo e estratégias de trabalho para a realização de nossos desejos. |
15. Lucélia | Lucélia ao mencionar Paulo Freire na sua célebre frase: o homem é um ser inacabado, expressa claramente a característica humana de a todo instante refazer-se a partir de sua história e do convívio de novas culturas. Essa busca por algo é que nos motiva a prosseguir, mesmo “por lutas, conquistas e algumas pedras que dificultam a nossa caminhada” |
Nenhum comentário:
Postar um comentário